Publicado em

Bolsa de estudo para Psicologia: veja como conseguir a sua!

Seguir a carreira de psicólogo é mesmo uma opção muito interessante, até porque estamos falando de uma área em crescimento e cheia de oportunidades. A questão para muitos estudantes é conseguir uma bolsa de estudo para Psicologia.

Se a mensalidade da faculdade particular não cabe no orçamento, esse ponto não deve ser motivo para desistir do seu sonho. Procurar alternativas para concluir a sua faculdade não é uma missão tão difícil, sabia?

Acompanhe a leitura a seguir para ficar por dentro do curso e também das bolsas!

Bolsas de estudo para Psicologia: como conseguir?

Assim como para outros cursos, é possível encontrar bolsas de estudo para Psicologia. Como é uma graduação bastante procurada, os candidatos interessados precisam saber que a concorrência pode ser bem acirrada — o que aumenta a exigência dos processos seletivos.

Porém, nada que uma boa dose de dedicação não consiga resolver. Sua tarefa é pesquisar sobre a disponibilidade de bolsas e tentar alguma delas até conseguir fazer a sua matrícula. Confira a seguir as principais possibilidades.

Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo governo brasileiro para facilitar que os estudantes de baixa renda tivessem acesso ao ensino superior.

O Prouni oferece bolsas de estudos parciais ou integrais para os estudantes que atenderem alguns critérios, como renda familiar bruta de até três salários mínimos e ter uma média maior que 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de não zerar a prova de redação.

Ou seja, ter um bom desempenho no exame aumenta muito as suas chances de estudar com desconto ou totalmente de graça em uma instituição de ensino que seja conveniada ao programa.

Para ter uma ideia da pontuação, no ano de 2020, a média da nota de corte do Prouni para Psicologia foi de aproximadamente 689 pontos. Esse valor varia a cada ano e de acordo com a faculdade que cada um deseja entrar, mas serve de referência para os estudos, não é mesmo?

As inscrições para o Prouni devem ser feitas no período divulgado pela organização e o processo acontece todo pelo site do programa.

Bolsas das faculdades

Muitas instituições de ensino superior têm iniciativas próprias para ajudar os alunos que não conseguem arcar com as despesas dos cursos. O parâmetro para selecionar os beneficiados são diversos, como usar as maiores notas do Enem ou aplicar uma nova prova.

Normalmente, existem também os pré-requisitos relacionados às condições socioeconômicas, que precisam ser comprovados pelos candidatos que pretendem conseguir a bolsa.

Outro ponto importante é conferir todos os detalhes do programa de bolsas, como qual a porcentagem de desconto e quais são as regras para não perder o benefício.

Se você não fizer isso, corre o risco de não terminar sua graduação. Por exemplo, algumas faculdades exigem uma média mínima de notas para permanecer com a bolsa durante todos os semestres. Então, não deixe de fazer essa pesquisa com antecedência e com muita atenção!

Bolsas de estudo para Psicologia

Sobre o curso de Psicologia

Conquistar uma bolsa de estudos é maravilhoso, mas isso só faz sentido se o aluno está determinado a fazer o curso e construir uma carreira na área. Afinal, temos que pensar que outras pessoas também estão buscando essa oportunidade.

Para ter certeza da sua decisão e se preparar para garantir a bolsa, a melhor dica é pesquisar bastante e com antecedência sobre a graduação. Coletar informações e pensar nos seus interesses é fundamental para fazer a escolha certa.

O curso de bacharelado em Psicologia tem a duração média de 5 anos e forma profissionais capazes de ajudar as pessoas no diagnóstico, tratamento e prevenção de questões psicológicas ou emocionais. Essa é uma profissão extremamente importante para a sociedade, sendo uma parte-chave da área da saúde.

Além de cumprir todas as horas-aula, as instituições costumam exigir a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso e a realização do estágio supervisionado para adquirir experiência prática.

Grade curricular de Psicologia

Conhecer as disciplinas estudadas ao longo da graduação é mais uma forma de identificar se esse é mesmo o curso ideal para o seu perfil. Aproveite para saber quais assuntos geralmente fazem parte da grade curricular básica de um curso de Psicologia:

  • Análise de Comportamento;
  • Antropologia;
  • Aconselhamento Psicológico;
  • Filosofia;
  • História da Psicologia;
  • Neuropsicologia;
  • Psicanálise;
  • Psicologia e Saúde;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia Educacional;
  • Psicologia e Trabalho;
  • Psicodiagnóstico;
  • Psicopatologia;
  • Teorias e Técnicas Cognitivas;
  • Terapia Comportamental.

Áreas de atuação de Psicologia

As diversas possibilidades de atuação da Psicologia é uma das maiores vantagens de apostar nessa carreira. Muitas pessoas pensam que o psicólogo é apenas o profissional que atende em consultórios, oferecendo terapia para pacientes que estão passando por algum momento difícil em suas vidas.

Mas, na verdade, existem muitas perspectivas de trabalho que vão além da Psicologia clínica. Uma das alternativas é trabalhar com a vertente educacional, ajudando escolas, estudantes e famílias no processo de aprendizagem.

Os psicólogos podem atuar em hospitais, clubes esportivos, empresas de todos os portes e segmentos, instituições de assistência social, agências de publicidade, entre outros ambientes. Aliás, fazer uma especialização é uma ótima dica para quem quer aumentar ainda mais as chances de sucesso.

Faculdade de Psicologia: onde estudar?

Enfim, se você tem interesse pela Psicologia e não sabe ainda onde estudar, saiba que há muitos cursos espalhados pelo Brasil. Muitos deles são particulares e oferecem bolsas de estudos ou têm algum tipo de convênio que garante benefícios para alguns alunos.

Outra informação importante é que essa é uma formação oferecida tanto na modalidade presencial quanto EAD. Então, é possível acompanhar o curso a distância se você quiser ter maior flexibilidade nos estudos. Veja algumas opções de faculdades com programas de bolsas:

  • Pitágoras;
  • Anhanguera;
  • Unic;
  • FAMA – Faculdade Metropolitana de Anápolis (G0);
  • Uniderp.

Independentemente da sua escolha, o que mais importa é checar se o curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e se dedicar para se formar como um profissional bem preparado para o mercado!

E aí, quer ganhar uma bolsa de estudos para Psicologia? Aqui no Ganhe Bolsa você encontra as melhores bolsas disponíveis para começar a estudar fazendo economia. Aproveite!